Pelé que estava internado havia um mês para tratamento de um câncer no cólon e faleceu, aos 82 anos, nesta quinta-feira (29/12). O maior jogador da história considerado o atleta do século 20 conhecido como o rei do futebol, se foi.
O quadro de saúde de Edson Arantes do Nascimento se agravou no início de 2022, foram detectadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado. O atleta passou o Natal com a família no hospital Israelita Albert Einstein.
Pelé teve sete filhos e estava casado desde 2016 com Márcia Aoki. Do primeiro casamento, com Rosemeri Cholbi, nasceram Kely Cristina, Edinho e Jennifer.
Estreou na seleção aos 17 anos em 1957, logo em seguida venceu a Copa do Mundo de 1958 na Suécia.
Em 1962 foi Bicampeão na Copa do Mundo no Chile.
Perdeu a copa de 1966 na Inglaterra.
Em 19 de novembro marcou seu milésimo gol contra o Vasco jogando pelo Santos, partida realizada no Maracanã.
Voltou a ser campeão em 1970 na Copa do Mundo do México.
O único jogador do mundo a vencer três Copas.
Pelé, jogando pelo Santos, venceu dez vezes o Campeonato Paulista, foi bicampeão da Libertadores e do Mundial de clubes, em 1962 e 1963.
Ainda foi bicampeão da Libertadores e do Mundial de clubes, em 1962 e 1963.
O ex-jogador também é pai dos gêmeos Joshua e Celeste, de seu relacionamento com a psicóloga Assíria Lemos. Além desses, Pelé teve duas filhas fora do casamento: Sandra Regina, que só obteve o reconhecimento da paternidade pela Justiça e morreu em 2006, e Flávia.
Pelé atuou em filmes, foi ministro do esporte durante o governo de Fernando Henrique, foi cantor gravou LP, o principal nome do Brasil no mundo.
Durante a turnê do Santos pelo mundo, quando o time paulista sob o comando de Pelé jogava e vencia de diversas seleções a guerra Civil da Nigéria, que durou de 1967 a 1970, foi paralisada para ver Pelé jogar. Os dois lados do conflito acordaram um cessar fogo.
Continuará sendo o país do carnaval, do futebol e do Pelé, Edson morreu a lenda Pelé ficará na história do esporte mundial.
O sepultamento ocorrerá em Santos no estádio do clube. A pedido da família será depois da virada de ano e depois da posse de Lula.
Não só a torcida do Santos nem a do Brasil está de luto, mas todos que amam o futebol. A torcida mundial está de luto.


0 comentários: