Uma crise política abalou o governo da Colômbia em Abril com a saída de aliados da coalizão Pacto Histórico que levou Petro à Presidên...

Tentativa de golpe na Colômbia

 

Uma crise política abalou o governo da Colômbia em Abril com a saída de aliados da coalizão Pacto Histórico que levou Petro à Presidência, o que deixou o presidente sem apoio no congresso para aprovar as reformas propostas.

A justiça também se moveu para paralisar as reformas do governo ações do Ministério Público e da Procuradoria-Geral da Colômbia começaram a ser movidas contra parlamentares do Pacto Histórico. O presidente acabou trocando parte dos ministros fazendo uma mini reforma no governo para obter apoio para aprovação das reformas.

Gustavo Petro exigiu a renúncia de sua chefe de Gabinete, Laura Sarabia, e do embaixador colombiano na Venezuela, Armando Benedetti, isso no início de Junho.

Milhares de colombianos foram às ruas em diversas regiões do país nesta quarta-feira (07/06) para apoiar o governo do presidente Gustavo Petro que esteve presente junto com Francia Márquez (vice), ele discursou e denunciou a tentativa de golpe brando, culpando setores da imprensa e do grande capital. O presidente ainda disse que o plano envolveria prendê-lo e substituí-lo por um presidente "sem respaldo eleitoral e popular como fizeram no Peru”.


0 comentários: