Em uma postagem no dia 16/04/2019 O Abacaxi do Sertão relatou o acaso da professora Camila Marques, no campus de Águas Lindas de G...

A censura voltou



Em uma postagem no dia 16/04/2019 O Abacaxi do Sertão relatou o acaso da professora Camila Marques, no campus de Águas Lindas de Goiás do Instituto Federal de Goiás (IFG), detida pela Polícia Civil dentro do campus. Foi agredida e detida após tentar filmar uma operação policial dentro do campus.
No mesmo mês em 24/04/2019 O Abacaxi do Sertão também mostrou a decisão do Supremo Tribuna Federal (STF) de por fim a censura ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi liberado para dar entrevistas a veículos de comunicação que tenham pedido autorização para falar com ele na prisão.
Dessa vez foi a Record TV que afastou o jornalista Paulo Henrique Amorim do programa Domingo Espetacular. Em nota oficial, a emissora afirmou que o afastamento do apresentador, que é ancora da atração pelos últimos 14 anos, se deu por um “processo de reformulação do jornalismo” e que o profissional “permanece na emissora à disposição para novos projetos”. O contrato de Amorim vai até 2021.
Na realidade o posicionamento de Paulo Henrique vem contrariando a linha editorial da emissora, próxima ao governo. Além disso em seu blog Conversa Afiada crítica decisões de Sérgio Moro e do governo Bolsonaro.
Rachel Sheherazade, do SBT, também foi ameaçada pelos bolsonaristas. Luciano Hang, proprietário das lojas Havan (via twitter) sugeriu que Silvio Santos demita a apresentadora e comentarista, acusando-a de estar contaminada por “ideologias comunistas”. Em resposta à sugestão de Hang, Sheherazade afirmou que irá processá-lo por chantagear a emissora, já que a Havan é uma das principais anunciantes do SBT. (Emissora que também apoia o governo).
O comentarista político Marco Antonio Villa anunciou sua saída da rádio Jovem Pan após ser suspenso por 30 dias. A rádio também apoia o governo.
Como são apoiadoras do governo as emissoras recebem grandes quantias nos gastos governamentais com publicidade, se algum jornalista discorda do governo, mesmo em redes sociais, sua demissão ou afastamento é exigido pelo governo.
 Em agosto do ano passado, trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) denunciaram, em dossiê, censura na empresa, com veto a reportagens, de um lado, e indução a coberturas favoráveis ao governo Temer.
Relatório publicado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) em 2018, registrou 10 casos de censura aos profissionais da imprensa.
Diante dos fatos só nos resta a constatação de que a censura está de volta!
Fonte: Brasil de Fato

Por: Equipe do Blog

0 comentários: