Uma das maiores preocupações hoje no mundo é o efeito das alterações climáticas e a destruição de ecossistemas causada pela poluição. A ...

A questão ambiental

Uma das maiores preocupações hoje no mundo é o efeito das alterações climáticas e a destruição de ecossistemas causada pela poluição. A própria pandemia da covid-19, segundo aponta a OMS (Organização Mundial de Saúde), teria se originado em animais como o morcego, e transmitida aos humanos.

Com o de equilíbrio causado pela destruição da natureza o ser humano, que faz parte dela, torna-se um dos seres vivos mais prejudicados. Cada vez mais aumenta o número de pessoas com doenças respiratórias nas grandes cidades, agrotóxicos tem poluído rios e lençóis freáticos, o desmatamento e a poluição tornam rios inabitáveis até para os peixes.

O Brasil que possui a maior reserva de água doce do planeta e possui a maior parte da floresta amazônica em seu território além da mata atlântica, está destruindo suas riquezas naturais ao invés de servir de exemplo ao mundo na preservação de sua fauna e flora.

O presidente estadunidense Joe Biden criou a Cúpula de Líderes sobre o Clima. O evento virtual que se inicia nesta quinta-feira (22) reúne 40 líderes mundiais e marca o retorno oficial dos EUA ao Acordo de Paris, um tratado no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) que determina metas de redução de emissão de gases do efeito estufa, a fim de conter o aquecimento global.

Para debater as netas de substituição da poluição principalmente industrial por fontes renováveis e discutir também sobre preservação ambiental.

Mas será mesmo que as mega corporações estão preocupados com o meio ambiente ou querem passar a imagem de preocupadas como “marketing verde”? Ocorrerá mesmo a transição de matriz enérgica para formas sustentáveis no mundo onde um país faz guerras por petróleo?

O capital financeiro e as grandes corporações transnacionais controlam as economias, podemos esperar deles a preservação da natureza ou estas pretendem continuar destruindo para acumular mais riquezas?

O governo de Jair Bolsonaro tem contribuído para exterminar o que resta de recursos naturais foi assim em 2019 com o maior número de focos de incêndio e devastação da Amazônia e prosseguiu em 2020 com a destruição do pantanal. Sem contar o petróleo que polui o litoral brasileiro e atingiu mangues vindo de navios cargueiros.

O que podemos esperar desses acordos que não saem do papel? Quem será o próximo bioma atingindo? A mata atlântica ou a caatinga?

0 comentários: