Os hospitais brasileiros estão com aumento do número de pacientes crescente, devido ao aumento do número de casos de covid-19 com a variante Ômicron. Apesar da vacinação ter iniciado para crianças e os adultos já estarem tomando a terceira dose o Brasil registrou mais 224.567 novos casos de covid-19 no dia 26/01/2022.
Apesar da velocidade de contágio ser maior a nova variante é menos letal do que as anteriores e a quantidade de pessoas que já estão imunizadas fez com que menos pessoas necessitassem de internação pois com a imunização os anticorpos criados tendem a combater o vírus. A vacinação tem contribuído para a diminuição de casos graves e mortes.
O Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz da última quarta-feira (26/1) mostra que das 27 Unidades Federativas, 6 estados e o Distrito Federal estão na zona de alerta crítico, 12 estados estão na zona de alerta intermediário e 8 estão fora da zona de alerta.
Pernambuco (81%), Espírito Santo (80%) e Goiás (82%) se mantiveram na zona de alerta crítico, juntando-se a eles Piauí (82%), Rio Grande do Norte (83%), Mato Grosso do Sul (80%) e Distrito Federal (98%). As cidades do Rio de Janeiro e Brasília apresentam 98% de ocupação dos leitos, ou seja estão quase esgotados.
Os pesquisadores do Observatório afirmam que a situação está nitidamente piorando, embora o avanço da vacinação ajude a desenhar um quadro diferente do de outros momentos mais críticos da pandemia.

0 comentários: